13 de dez. de 2015

Músicas

|

AS CANÇÕES INESQUECÍVEIS DA MÚSICA GOSPEL

Em mais um momento de nostalgia procurei canções que marcaram meu crescimento na igreja e na fé. Separei canções que cresci ouvindo dos anos 90 para frente. São faixas que eram bastante executadas nas igrejas e que até hoje fazem sucesso.

Para evitar que sejam  esquecidas e também para das a oportunidade para os mais novos conhecerem as canções que mesmo sem ter todo aparato tecnológico mostravam o lado espiritual com muita evidência e conseguiam levar uma mensagem especial para todos os corações.

Vou começar pelo grande hit de Andréa Fontes. 'João Viu' foi sucesso absoluto nas igrejas de todo país e por mais de ano foi uma das canções mais executadas. A mensagem do evangelho cantada a partir da visão de João foi um marco dentro da música gospel e colocou a cantora em evidência. Essa versão foi regravada no DVD da cantora e já tem mais de 1 milhão de acessos, veja:

Na sequência quero falar de alguém que sempre vai deixar saudade. A cantora Denise Cerqueira infelizmente nos deixou em novembro de 1999. Seu grande sucesso é lembrado até hoje - 'Jerusalém e Eu'. Uma recente versão de Cristina Mel foi uma homenagem à cantora que teve sua voz eternizada com esse e outros sucessos.

E já que estamos falando de quem deixou saudade. Não podemos deixar de destacar a canção 'Labaredas' do grupo que levava o mesmo nome. O grupo teve fim depois de um acidente que vitimou parte dos integrantes.
Eles se foram mas a canção será eterna. Com simplicidade e muita espiritualidade ouça essa linda canção:

Sofia Cardoso é uma cantora que hoje talvez não seja tão conhecida entre os mais jovens. Mas na década de 90 ela dominava as paradas de sucesso entre os pentecostais. Dona de uma voz inconfundível a cantora conquistou o Brasil pela leveza e pelas impecáveis canções que escolhia para seus discos.
'Voar nas asas do espirito' é um dos seus maiores sucessos, confira:

Outra que está a mais de 30 anos na estrada é Mara Lima que até hoje é bem lembrada no meio pentecostal, em especial nos conjuntos de Círculos de Oração. Do LP ao CD e com gravação de DVD a cantora até hoje é referência em música gospel.
Um de seus maiores sucessos é 'Valor de uma alma' - quem conhece a cantora com certeza já ouviu esse hit.

Quem não se emocionou com 'Fiel Toda Vida' de Rose Nascimento. A faixa foi um verdadeiro fenômeno da música gospel e colocou a cantora, de vez, entre as principais cantoras do segmento gospel.
Seus pais já devem ter ouvido, você já ouviu e pela beleza da faixa me arrisco a dizer que as futuras gerações, com toda certeza, conhecerão essa linda canção. Vamos recordar?

Agora vamos falar dela que é considerada a rainha da música gospel. Shirley Carvalhaes modernizou o jeito de se fazer música gospel no Brasil e há mais de 30 anos mostra seu talento e unção em todo disco lançado. Uma de suas canções se tornou corinho nas igrejas e é praticamente impossível alguém não ter ouvida essa faixa que nos faz lembrar de um tempo único onde a igreja cantava e Deus realizava maravilhas no meio do povo. O clima de comunhão contagia a todos até hoje.

Depois de um time todo de mulheres não podemos de citar o saudoso Jair Pires que fez de 'Folha Seca' um mega sucesso em um tempo onde,  mesmo sem divulgação, ele conseguiu fazer essa canção ser cantada em todo território nacional. É com muita emoção e saudade que recordo dessa faixa:

Outra canção masculina que nunca foi esquecida nesses anos é 'Livre para voar' que já foi tema de muitos congressos e até hoje é muito cantada nas igrejas mais tradicionais. A letra fala sobre a libertação em Deus e a vitória do povo de Deus. Simplesmente inesquecível:

Agora vamos falar de uma faixa que só de ouvir a introdução já imaginamos os irmãos glorificando. 'Palavras' o primeiro maior sucesso de Lauriete que desde então tem nos presenteado com grandes canções. Com letra altamente rebuscada na simplicidade espiritual a faixa é uma oração cantada e seu sucesso ultrapassa gerações. Como não se emocionar com esse hit?

Embora tenham muitas outras faixas inesquecível vou encerrar por aqui lembrando da faixa que fez Cassiane se tornar a grande cantora que se tornou. Quem conhece a cantora pelos louvores Hino da vitória e Minha Benção precisam saber que ela só se tornou esse ícone da música gospel por conta desse primeiro grande sucesso. A letra fala sobre o arrebatamento de uma forma tão especial que não tem como não gostar da faixa - ela é apaixonante. Com arranjos simples e aquela famosa paradinha no refrão fizeram dessa faixa uma das mais executadas da música gospel e o que esperamos é que aquilo que é cantado no final da faixa realmente aconteça - 'Pra sempre cantarei' e que essa canção seja lembrada pelo grande sucesso que foi.
Essas e outras canções se tornaram grandes hits em um tempo que não havia internet, nem divulgação de gravadora e mesmo assim conseguiam ser sucessos porque Deus assim permitia. Essas canções sempre serão lembradas por mim e espero que por vocês também e na minha opinião essas faixas se tornam cada dia ainda mais belas.

Essas canções também marcaram, de alguma forma, sua vida? Comente e relate isso para todos nós. 
Você lembra de mais canções antigas que são sucesso até hoje? Compartilhe conosco aqui tamb

Nenhum comentário:

Postar um comentário